ARQUITETURA & DECOR
Confira dicas, novidades e inspirações para seu ambiente.

CASACOR SP PROPÕE REFLEXÃO SOBRE CASAS COM HISTÓRIA

Voltar para o Blog
29 de julho de 2022
ARQUITETURA & DECOR

Conheça os ambientes com mobiliário Todeschini na CASACOR São Paulo 2022 e encante-se com cada detalhe

A edição de 35 anos de CASACOR São Paulo celebra o morar brasileiro e traz uma reflexão sobre casas com história. Essa temática é uma resposta à necessidade de encontrar equilíbrio e seguir adiante em tempos conturbados. Valores simbólicos associados à casa, como conforto, proteção e bem-estar, ganham ainda mais relevância. Ao mesmo tempo, cresce a necessidade de dar forma ao nosso infinito particular — abrigo de lembranças, paixões e equilíbrio físico-espiritual.

Para vivenciar essa narrativa, profissionais do setor e a população em geral podem visitar uma das principais mostras de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Neste ano, a CASACOR SP acontece entre 05 de julho e 11 de setembro, no Conjunto Nacional – um dos mais importantes marcos arquitetônicos da capital paulista.

A escolha do prédio, projetado há 63 anos pelo arquiteto David Libeskind, revela ainda um propósito que se reflete em alguns ambientes da mostra: a busca por tornar a CASACOR mais democrática e acessível.

 

AMBIENTES COM MÓVEIS TODESCHINI NA CASACOR SP 2022

Criatividade, inovação, representação de costumes, tendências materializadas e projetos que traduzem o relacionamento das pessoas com seus lares e espaços de convivência. Essa é a tônica da CASACOR SP, que traz cinco ambientes com móveis planejados, revestimentos e acessórios da Todeschini.

Eles estão presentes nos ambientes dos arquitetos Karol Suguikawa, João Daniel Silva e Martins, Maurício Arruda e Fábio Mota, da Todos Arquitetura, Murilo Lomas e Rosa May Sampaio. Destaques no cenário nacional da arquitetura e design de interiores, esses profissionais nos convidam a refletir sobre a importância de priorizar ambientes que promovam o bem-estar físico, mental e espiritual.

 

Maurício Arruda e Fábio Mota, Todos Arquitetura - Casa Eté Duratex

Maurício Arruda e Fábio Mota, sócios no escritório Todos Arquitetura, apresentam uma casa que fala de otimismo, diversidade, encontros e histórias que coletaram ao longo da vida. A premissa, aliás, foi interpretar a morada brasileira da forma mais genuína possível. Isso abrange a configuração arquitetônica, a paleta de cores, a seleção de móveis e materiais naturais, além de peças de design e obras de arte nacionais.

Com 150 m², o projeto dispõe de área social ampla, englobando sala, cozinha, jantar, home office e varanda, além da suíte completa; e todo o mobiliário planejado foi executado pela Todeschini.

Fotos: André Klotz

 

Entre as soluções propostas, está a aplicação dos padrões madeirados BP Garden no móvel da cozinha e BP Malbec Sincro na área de parede. Junto com puxadores de alumínio coloridos, os acabamentos madeirados acabam por garantir um toque extra de cor e brasilidade na casa.

A sobriedade do padrão Malbec também está presente no living, como um detalhe que percorre toda a área do sofá, incluindo o pilar existente no Conjunto Nacional. A proposta da sala de estar rebaixada é deixar o espaço mais intimista e aconchegante, além de despertar memórias nos visitantes. Na área de bar, o BP Garden garante o equilíbrio e harmonia necessários ao ambiente.

No dormitório, toda a parede atrás da cama foi revestida com painéis de MDF no padrão BP Ocean. A tonalidade azul cria um décor aconchegante e os arquitetos também incluíram pequenas molduras no estilo boiserie com o madeirado BP Malbec Sincro. O mesmo padrão reveste o aparador de malas e está presente em frentes de gavetas na sala de banho.  

 

João Daniel Arquitetura - UniSaber Livraria

Em parceria com o escritório João Daniel Arquitetura, a Todeschini marca presença na “UniSaber Livraria”. O espaço de 68 m² tem uma linguagem neutra e um estilo clean, cuja proposta é manter o destaque para a coleção de livros e peças de arte. Ao mesmo tempo, a atmosfera suave é perfeita para momentos de leitura, discussões literárias e gravações de vídeos.

Ladeado por portas de vidro que se abrem para um jardim, o ambiente conta ainda com ventilação e iluminação naturais. Nas divisórias translúcidas, perfis metálicos dourados sustentam os vidros Linee Oro – inspirado no que há de mais moderno no universo da decoração. Seu desenho delicado lembra a leveza do linho e traz elegância para qualquer ambiente.​

Aproveitando a arquitetura do espaço, João Daniel também deixou aparente a laje nervurada em uma das extremidades e do outro lado trouxe um “casulo” de madeira com painéis BP Douro. “A madeira sempre traz uma sensação de acolhimento”, diz. Presente na coleção Youniverse, o padrão Douro reproduz o desenho do carvalho com características naturais. Sua tonalidade amarelada, junto com as luminárias Tech Kubi nos nichos iluminados, garante um toque extra de conforto e luminosidade para o espaço.

Fotos: Renato Navarro

 

Entre cada ponto da livraria e o lounge, duas mesas exibem o restante dos livros e um pufe sugere mais um local para a leitura. Na estrutura da parede de acesso à livraria, o arquiteto também utilizou outras soluções da Todeschini, como a porta deslizante Átria e vidros Fendi. É o universo da decoração, arte e cultura se harmonizando no verdadeiro “infinito particular” do usuário.

 

Karol Suguikawa - Lounge de Imprensa

Estreante na CASACOR São Paulo, Karol Suguikawa apostou no surrealismo e design autoral como proposta para o Lounge de Imprensa. Arte, composições, móveis e superfícies singulares e expressivas conversam com o tema Infinito Particular, mas também emanam uma carga de sonho e fantasia.

O trabalho de Karol, além da arquitetura, divide-se em linhas de mobiliário autoral e peças experimentais, que também são uma poderosa ferramenta de conscientização social e legitimam sua vivência de mulher trans. Como destaque, ela traz peças de seu portfólio para o espaço, como o banco Tetta e a poltrona Vértice – ícone resultado de um método criado para subverter formas, além de discutir gênero e curvas no imaginário.

Fotos: Renato Navarro

 

Projetada para ser um dos pontos focais do ambiente, a estante oficina tem grandes nichos para abrigar obras de arte e adornos. A execução do projeto ficou a cargo da franquia Todeschini Gabriel Monteiro e traz o padrão Print, que ajuda a criar um fundo de cena de impacto no ambiente. Intenso, esse revestimento simula a estética nobre do couro e funciona muito bem quando contraposto com outras tonalidades e diferentes estilos.

Outro detalhe do mobiliário é que a estante foi feita de andaimes com o auxílio de uma solução estrutural para vencer o pé-direito de 6 metros do Conjunto Nacional, que abriga todos os ambientes da CASACOR SP 2022.

 

Murilo Lomas - Living Art

“Na arquitetura não existe certo ou errado, a mensagem é: Seja feliz.” Com essa premissa, o arquiteto Murilo Lomas criou um loft que conta com a arte e o design brasileiro como peças chaves. A rica verve artística da morada também foi usada para superar as sensações de mesmice e inércia, típicas dos novos tempos. Ao longo de todo o ambiente, intitulado Living Art, são apresentadas obras que conversam com o espaço e que também podem ser interpretadas e reinterpretadas diariamente.

Fotos: Salvador Cordaro 

 

A Todeschini também marca presença no loft com seu portfólio de materiais, que caminham em consonância da essência artística e contemporânea do ambiente. Embora as obras de arte brilhem no local, a cartela de materiais autênticos também se destaca nos ambientes, com a presença de mármores, madeiras e tecidos.

No closet, a originalidade e aconchego também surgem ­através do padrão Stone. Seu leve efeito metalizado, combinado com uma iluminação moderna, garante autenticidade ao projeto.

O loft ainda esbanja peças consagradas do design brasileiro, como a Poltrona Alta de Oscar Niemeyer e Banquetas Girafa de Lina Bo Bardi, além de ícones recentes, como as Mesas Morfa de Lucas Recchia e o Sofá Corcovado de Victor Leite.

 

Rosa May Sampaio - Vivendo o Infinito

Seguindo o tema deste ano, ‘Infinito Particular’, a arquiteta Rosa May Sampaio propôs um único espaço com múltiplos usos. Pensando nos tempos atuais em que a casa se tornou o nosso maior e mais valorizado refúgio, ela integrou estar, jantar e escritório de maneira fluída e aconchegante. O ambiente de 80 m² conta ainda com área de biblioteca e um cantinho reservado para o bar e outro para a lareira.

Essa é a 14ª participação de Rosa May na CASACOR São Paulo e tem a parceria da Todeschini e da franquia Todeschini Gabriel Monteiro.

Na composição do espaço, estantes com acabamento de aço corten reafirmam a atmosfera de acolhimento do projeto. O acabamento confere personalidade marcante e atemporal ao mobiliário, que toma boa parte das paredes do ambiente. Inclusive, a madeira como revestimento principal deixa tudo mais harmônico e elegante, combinando os diversos elementos do espaço.

Além disso, as tonalidades terrosas e quentes convivem harmoniosamente, integrando móveis, piso de madeira escura, tecidos de linho e camurça, e os tapetes.

Partindo da premissa de promover momentos especiais para a família e para os amigos, o projeto de iluminação também visa um ar intimista. No teto, focos de luz valorizam as obras de arte, abajures espalhados pelos cantos trazem aconchego e dentro das estantes, o sistema de iluminação destaca objetos decorativos, livros, obras de arte e porta-retratos.

Fotos: Renato Navarro

 

CASACOR São Paulo 2022

Quando: 05 de julho a 11 de setembro de 2022

Onde: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073

Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 12h às 22h. Domingos e feriados, das 11h às 21h.

Bilheteria digital: https://casacor.byinti.com