ARQUITETURA & DECOR
Confira dicas, novidades e inspirações para seu ambiente.

Dia do Arquiteto: projetando sonhos!

Voltar para o Blog
15 de dezembro de 2023
ARQUITETURA & DECOR

É dos arquitetos a responsabilidade de materializar o desejo dos clientes em uma construção, reforma ou decoração de ambientes

Crédito: Sidney Doll

 

Os arquitetos têm a nobre missão de compreender qual o sonho dos clientes e trazer este anseio para a realidade em projetos de interiores, construções e reformas. Mas também é dos arquitetos a responsabilidade de aliar os desejos a projetos funcionais, confortáveis e que atendam às melhores práticas de economia e sustentabilidade. Neste Dia do Arquiteto, comemorado em 15 de dezembro, homenageamos essa missão muitas vezes difícil desses profissionais que transformam sonhos em ambientes incríveis. Para saber mais sobre o dia a dia dos arquitetos, sua profissão, seus sonhos e suas referências, entrevistamos quatro profissionais.

De pai para filho

“Cresci acompanhando meu pai, que trabalhava na área da construção civil. Ali nasceu meu interesse por projetos”, conta o arquiteto João Daniel. Para ele, a arquitetura é o projeto matriz de onde partem os demais processos e projetos. “É o arquiteto que ouve com atenção as necessidades de cada família e materializa os anseios. Dessa forma, toca a vida do outro significativamente”, resume ele, que está à frente da João Daniel Arquitetura, de Minas Gerais.

Com um portfólio com mais de 630 mil metros quadrados já projetados em 12 anos de experiência, a arquitetura, em sua visão, resume-se em “poder transformar o desejo do cliente – que muitas vezes é seu planejamento de vida – em um projeto de espaço”.

A arquitetura é dinâmica e está em constante evolução. Por isso, é também papel do arquiteto buscar atualização. “Mas a maior realização é ver a satisfação das pessoas. Poder contribuir com a vida do outro é recompensador.”

A inspiração para projetar mais de oito centenas de projetos é diversificada. “Busco inspiração nas vivências dos meus clientes, nas suas perspectivas. Me inspiro em filmes, viagens, bagagem própria, lugares pelo mundo, na hotelaria e também em ambientes do cotidiano”, conta.  

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

 

Inspiração maternal

“Meu sonho como arquiteta é desmistificar que obra é sempre sinônimo de problema e aborrecimento. Gostaria que os clientes enxergassem que a parte desgastante fica com o profissional e a eles cabe curtir e aproveitar o processo. Gostaria que valorizassem nosso trabalho e entendessem que cuidar do ambiente onde moram ou trabalham não é custo, é investimento em qualidade de vida.”

A frase é da arquiteta Silvana Oliveira Martins, da Soma Arquitetura, do Rio de Janeiro. Com 32 anos de formação, trabalha há 38 anos em escritório de arquitetura, já que seu primeiro curso foi de técnico em edificações. Foi no curso e também com incentivo da mãe, Inês Martins, que descobriu que queria ser arquiteta. “Ela sempre gostou de decoração e de obras e acompanhava com muito interesse os assuntos relacionados ao tema”, lembra.

Segundo ela, a atuação do arquiteto é fundamental. “Temos um papel importantíssimo para o bem-estar das pessoas. Mesmo que muitos ainda não percebam isso”, avalia. O resultado de um trabalho com um arquiteto envolvido é “um ambiente bem planejado e funcional que facilita a vida (tão corrida hoje em dia), poupando tempo para curtir mais a família e os amigos. Um ambiente aconchegante e bonito que melhora o astral e, por consequência, a saúde mental e a convivência de todos na casa ou no trabalho.”

Ela destaca que a profissão no Brasil está mais valorizada. “Mas ainda temos muito a percorrer para dizer que realmente somos valorizados. Hoje, pelo menos no Rio de Janeiro, a maioria dos edifícios exigem um arquiteto acompanhando as reformas que antes eram feitas sem responsabilidade. Além disso, um cliente que contratou um arquiteto provavelmente contratará novamente porque percebe a diferença que faz um profissional orientando o projeto e mostrando o melhor custo-benefício para uma obra”, ressalta.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

 

Leia também:

Dia do Arquiteto: oito nomes que inspiram

Boas soluções para cômodos vazios

Um estilo para chamar de seu!

 

Inspiração na literatura

Carla Cristina Bertuol, de Mato Grosso, é formada há 18 anos. Ela escolheu a arquitetura pelo interesse despertado por livros que seu pai, Zulmar Bertuol, lhe deu sobre projetos de casas de fazenda. “Fiquei encantada com o processo de desenhos e com as perspectivas feita a mão. Foi o que despertou meu interesse em pesquisar mais sobre esta profissão pela qual sou completamente encantada.”

Para ela, o papel do arquiteto é de suma importância para o desenvolvimento e maturidade estética de um bairro ou cidade. “Nosso trabalho traz um legado”, afirma.

Entre as dores e alegrias da profissão, a arquiteta destaca que “acompanhar a realização de um sonho junto com os clientes e saber que entregou um trabalho exclusivo e de muita dedicação” é a realização da profissão. Já os desafios abrangem a dificuldade de mão de obra ou fornecedores que realmente se comprometam com o projeto de forma a trazer a excelência ao projeto.

Para Carla, a realização da profissão foi chegar onde sempre sonhou. “Sempre quis ter um escritório relevante e que realmente entregasse projetos com excelência sendo então uma referência! Acredito que consegui, visto os quase 80 mil metros quadrados de obras entregues e os prêmios que conquistei”, avalia.

Na relação entre arquiteto e cliente, a profissional destaca a importância do posicionamento. “Isso é fundamental desde o primeiro contato. Muitas vezes precisamos dizer não e não permitir que escolhas erradas sejam feitas. Essa é nossa maior responsabilidade”, destaca.

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

 

Sonhos em realidade

Renata Veronesi Hoffmann e Danielly Vasconcelos Martini são sócias na Tetriz Arquitetura e Interiores, de São Paulo. Renata é formada desde 2011 e atua desde 2009. Depois de arquitetura, fez uma pós-graduação na Espanha em desenho industrial. Já Danielly atua na área desde 2007.

“Sempre tive uma inclinação para desenhos, especialmente na criação de vestidos, ligada ao mundo da moda. Foi no escritório de arquitetura que minha paixão por essa área se intensificou, consolidando meu envolvimento nesse campo criativo”, conta Danielly.

Já Renata optou pela arquitetura pela paixão por design, criações, criatividade e arte. “Uma das facetas mais fascinantes desse campo é testemunhar a transformação das ideias em realidade, possibilitando a criação de espaços que não são apenas funcionais, mas também acolhedores, contribuindo para a realização dos sonhos das pessoas”, afirma.

Ela explica que trabalhar nesta área representa um desafio significativo, dada a amplitude do conhecimento necessário. “Desde compreender detalhes criativos até coordenar execuções e conectar fornecedores, é essencial alinhar todos os aspectos do projeto. Gerenciar a colaboração de diversas pessoas na obra demanda atenção e cuidado meticuloso em cada detalhe, transformando o desafio em um processo árduo, porém muito gratificante.”

Sobre a busca por inspiração, Renata descreve que surge de diversas fontes, incluindo caminhadas pela cidade, viagens, observação de diferentes ambientes e o convívio diário. “Estamos sempre atentos aos lançamentos de lojas, participamos de feiras de design, exploramos lugares inéditos, viajamos regularmente e realizamos extensas pesquisas. Estar conectado ao universo do design e imerso na esfera da arte como um todo é essencial para a nossa abordagem criativa”, conclui.

Crédito: Divulgação

Crédito: Ale Rodrigues

Crédito: Ale Rodrigues

Para quem quer ter sua edificação, reforma ou decoração de interiores feita como deseja em seus sonhos e ainda aliar sustentabilidade e economia, a contratação de um arquiteto é fundamental. O resultado certamente será um ambiente que retrata a personalidade, essência e a qualidade que os moradores desejam.

Nesse dia de comemoração, fica aqui nossa admiração pelo trabalho desenvolvido e que também é referenciada nas inúmeras parcerias da Todeschini com os profissionais da arquitetura!