18 de março , 2020

O foco na natureza marca a edição 2020 da feira Expo Revestir, tanto no design como na estética dos produtos lançados. Confira algumas das tendências


Divulgação: Expo Revestir

Um lar com formas mais orgânicas, texturas, colorido e com uma proposta bem natural; além de uma estética que mescla laços do passado com as novas tecnologias. Esse é o resumo que podemos fazer das novidades apresentadas na Expo Revestir 2020, conhecida como a fashion week da construção civil.

Realizado de 10 a 13 de março, em São Paulo (SP), o evento traz soluções para revestir superfícies que vão do piso ao teto, além das paredes – incluindo ambientes internos e externos. A variedade de materiais, desenhos, cores e estilos é enorme, mas existem sempre algumas propostas recorrentes, presentes na maioria dos quase 200 expositores.

 


O design biofílico é uma das grandes apostas para a temporada 2020. Fotos: Divulgação Expo Revestir

 

Confira algumas das tendências para “vestir” sua casa

– O conceito de Biofilia, cuja proposta é promover o bem-estar nos ambientes, foi a grande macrotendência da Expo Revestir. Muitos fabricantes, alguns de forma mais abstrata e outros com referências diretas, buscaram inspiração na natureza para expor seus lançamentos. Temos a sofisticação das madeiras e pedras, a paleta de cores candy colors, formas e estampas com folhagens ou temas tropicais. É incrível a gama de personalização que os revestimentos oferecem.

– Verde, onipresente! Sem dúvida, essa foi a paleta predominante da Expo Revestir, seguida dos tons de cinza, azul e coral. Os tons terrosos seguem em alta também, e vemos muitos toques de dourado e cobre nas peças. O fato é que o contraste de texturas, cores e grafismos torna a decoração mais dinâmica e personalizada.

 


Tons terrosos, acinzentados e a paleta de verdes e azuis foi predominante nos lançamentos, assim como os metalizados. Fotos: Divulgação Expo Revestir

 

– Revestimentos que valorizam a imperfeição dos materiais, mesmo com um aspecto mais rústico. Essa influência, muito presente no estilo de decoração Wabi-sabi, já vem ganhando força a algum tempo por aqui.

– Diversas marcas apostaram em séries de azulejos e revestimentos assinados, trazendo cores, temas da natureza e diferentes relevos. Desenhos geométricos e com efeitos tridimensionais seguem em alta também. Os porcelanatos, com placas com tamanho superior a um metro, também estiveram muito presentes na Expo Revestir.

 


A natureza inspira diversos lançamentos, com traços delicados de folhagens ou reproduzindo elementos naturais. Fotos: Divulgação Expo Revestir

– Em tempos de tecnologia e novas plataformas digitais, é interessante observar um certo clima de nostalgia no setor. Muitos lançamentos e produtos buscam explorar e criar conexões com elementos do passado. Pedras desgastadas, cobogós, mosaicos, revestimentos de granilite (naturais ou em reprodução) e cerâmicas esmaltadas ajudam a resgatar o estilo retrô.

– Esta edição da feira focou também teve forte apelo no design autoral. Muito presente no segmento de mobiliário, muitas marcas vêm ampliando sua associação com grandes nomes do mercado para lançar seus revestimentos, louças e metais.

 


Formas fluídas e orgânicas, e o resgate do estilo retrô, estiveram presentes em muitos lançamentos e estandes na Expo Revestir 2020. 

– A madeira nunca perde sua majestade. Mesmo no segmento de cimentícios, diversas marcas seguem apostando na reprodução da madeira para criar composições surpreendentes. A ideia de estreitar a relação do homem com o meio ambiente (ainda que de forma indireta) é cada vez mais presente. O objetivo se resume a criar um oásis particular, de forma cada vez mais particular nos interiores

Com quais dessas tendências você mais se identifica?

Contéudo exclusivo Habitus Brasil