5 de novembro , 2019

Gustavo Neves enxerga a casa como uma extensão do ser, com sentimento, paixão e alma. Se define como apaixonado por arte, dramaturgia e artesanato, tríade que é traduzida em seus projetos originais e cheios de identidade que revelam ao olhar referências visuais impactantes. “Eu me preocupo muito mais com a história, com o espírito das coisas do que com aparência delas. A história é muito mais importante do que o visual”.

A paixão pela arquitetura despertou cedo. Quando criança, ao ganhar uma revista de decoração da mãe percebeu um mundo onde se encaixava e uma missão. “O arquiteto tem a função de orientar as pessoas. As referências do que você gosta ou não estão totalmente ligadas ao espaço que você vive, a primeira forma de adquirir referência e cultura na vida é a partir do local onde você mora”.

Entregar esse DNA para o cliente começa no briefing. De técnicas, são poucas as perguntas, o que interessa é a alma. Gustavo não quer saber quantos ambientes o cliente quer na casa, quantas portas no closet. “Eu quero saber como ele vive. Eu quero saber que horas ele acorda, pra onde ele vai quando acorda, se ele ouve música, se ele assiste TV, se ele cozinha. A partir daí eu começo meu projeto”.

 

“NADA PODE ESTAR NO PROJETO POR ACASO, NADA É BANAL.”

O resultado é emoção e a certeza de que o visual é baseado em estruturas de sentimentos sólidos. “Quando eu entrego o projeto para o cliente e ele percebe que eu me baseei na vida
dele, que eu olhei para ele com profundidade, cheguei a essência do que é mais importante para ele na vida, é uma satisfação enorme”.
Personalidade se reflete em cada detalhe, e isso inclui escolher peças com sentido para existir. “Nada pode estar no projeto por acaso, nada é banal. As coisas para estarem no espaço elas têm que ter relevância”.

 

Parceria com a Todeschini

Gustavo Neves é o último arquiteto convidado da nossa série especial dos 80 anos Todeschini, que durante 2019 celebrou a paixão pela arquitetura, por histórias e ambientes planejados para a vida dos clientes. O arquiteto, autor de projetos marcantes divide paixões e fala da parceria com a marca em um depoimento exclusivo.

Acompanhe nas redes sociais e assista ao depoimento clicando aqui.

 

Reveja as matérias especiais dos 80 anos Todeschini com os arquitetos: Jóia Bergamo, Débora Aguiar, João ArmentanoRoberto Migotto e Guilherme Torres.