20 de abril , 2019

Saber identificar e entender como aplicar as tendências que estão transformando casas em lares é o segredo para projetos atemporais

Quando um novo ano se aproxima, somos inundados com previsões de tendências para os próximos meses. Algumas ainda se materializam e outras já estão completamente difundidas entre arquitetos, designers e profissionais da área de interiores. Mas agora que a poeira de previsões baixou, a equipe do Habitus Brasil lança um olhar sobre aquelas que seguramente estarão aqui durante o próximo ano.

Ambientes relaxantes, referências à natureza e convites para estar em contato consigo mesmo são pontos comuns em pesquisas de comportamento; ainda mais diante da crescente complexidade do nosso cotidiano. Isso ajuda a intensificar o desejo de clareza e ordem nos lares. O que também faz prosperar o conceito de “habitabilidade”.

Logo, arquitetura e design de interiores são parte importante dessa engrenagem social do ser humano, que vive em constante transformação. “O design é um instrumento de desintoxicação e de conexão, que pode nos guiar para uma vida de bem-estar”. Isso é ainda mais evidente quando formas, materiais e cores podem mostrar seu potencial. Nesse contexto vemos quatro propostas interessantes para criar interiores que atendam aos anseios de conforto, flexibilidade, individualidade e segurança.

 

Chamado da natureza

Essa tendência nos ensina que podemos estar perto da natureza, onde quer que estejamos. Além de plantas e flores, ela sugere o uso de madeira, têxteis e elementos minerais. Materiais inspirados na natureza e as cores extraídas desse universo também ajudam a tornar a casa um local de refúgio e descanso – não importa se o estilo é minimalista, urbano ou clássico. Tons de terracota, cinza, rosa e verde suaves colaboram para despertar diferentes sensações nos projetos.

As conexões geradas em torno dos materiais e engajamento com causas ambientais também abrem oportunidades para a valorização de processos artesanais e de economia circular. Coletivamente, marcas, consumidores e designers estão buscando criar um ecossistema de produtos sustentáveis.

 

Do jeito que você é

Ambientes que revelem a identidade do morador e suas experiências é outra grande tendência na decoração. Os projetos devem traduzir sua personalidade para móveis, cores e objetos, sendo que não há certo ou errado nessas escolhas, mas liberdade criativa. Mesmo em espaços coabitados, os interiores buscam respeitar a individualidade de cada morador. Transportando isso para superfícies e materiais, temos elementos autênticos e sua verdadeira beleza se manifesta neles.

 

Tecnologia como elemento integrante

Os modernos conceitos de estilo de vida exigem interiores inteligentes, automações e aparelhos que facilitam nosso dia a dia. Eles permitem economia de tempo, mais conforto e conveniência. Um bom exemplo dessa interação são os assistentes virtuais, como Alexa, Siri, Google Home ou Amazon Echo. É o primeiro sinal de que casas, carros, equipamentos eletrônicos e até eletrodomésticos podem ser comandados por meio de uma nova interface, a voz.

Nos móveis e design de interiores, o foco estará cada vez mais na multifuncionalidade e flexibilidade que eles irão permitir aos ambientes. O motivo? É preciso ter espaços para pequenas “fugas”, descansar, trabalhar e confraternizar. Esse será o desafio dos profissionais. Incluir soluções que gerem autenticidade, permitam ambientes fluídos e criem áreas individuais.

Novo luxo

O design contemporâneo flerta com a qualidade e foge da ostentação para criar projetos atemporais. É tudo sobre detalhes, acrescentando luxo de forma sutil. É saber escolher o quê e o porquê de comprar. Para muitos, representa o minimalismo com significado. Essa tendência também é sobre desenvolver uma conexão emocional com os consumidores, o que leva a valorização de experiências e ações de personalização de produtos e serviços. Os valores compartilhados pelas marcas igualmente se tornam relevantes para gerar relacionamento.

Para você, qual tendência melhor representa a sua essência?

 

Conteúdo Exclusivo Habitus Brasil

https://habitusbrasil.com/