17 de março , 2022

Após hiato na sua realização, devido à pandemia, Expo Revestir 2022 evidencia a busca por uma casa que nos surpreenda com soluções inovadoras

 

Foto: Divulgação/Deca

 

De olho nas tendências de arquitetura e decoração, a feira Expo Revestir 2022 reuniu os principais fabricantes de acabamentos, metais, revestimentos e louças para interiores e construção civil. Comemorando a marca de 20 anos, após um ano sem a realização do evento físico, a feira reuniu mais de 200 expositores de 8 a 11 de março, na capital paulista, e as marcas presentes enfatizaram produtos com apelo artístico, cores expressivas, aconchego e um toque de afeto para criar ambientes com vida.

Já na versão digital da feira, transmitida pelo site oficial, foram agrupadas transmissões do Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Construção (FIAC) e a Maratona de Conteúdos, com talks e palestras de parceiros do evento.

No evento físico, ao visitar os estandes e conhecer as novas coleções, fica evidente a busca por uma casa que nos surpreenda com soluções inovadoras. Ao mesmo tempo, o lar continua a ser o mais importante oásis de tranquilidade que deve ter um efeito iluminador e dar um novo sabor à vida. Afinal, viver deve trazer alegria e prazer, bem como criar novas perspectivas.

 

Divulgação/Incepa

 

Foto: Divulgação/Decortiles

 

Novidades para ficar de olho e acompanhar

Preparamos uma seleção das principais macrotendências e novidades expostas na Expo Revestir 2022. Vale ressaltar, o evento físico segue como um dos principais canais do setor para exposição de novidades e tendências em cerâmicas, louças sanitárias, metais para cozinha e banheiro, rochas ornamentais, madeiras, laminados, cimentícios e vítreos, entre outros revestimentos.

 

Um estilo de vida natural é essencial

Em tempos de infinitas possibilidades, estamos redescobrindo saberes e habilidades ancestrais. Essa reflexão também nos aproxima e reforça a busca por superfícies e materiais conectados aos elementos da natureza. Com essa proposta, cerâmicas e porcelanatos em grandes dimensões – impulsionados pela reprodução em alta definição – continuam entre as grandes tendências, destacando arenitos, rochas, pedras exóticas, areia e madeiras.

 

Foto: Divulgação/Roca

 

Novo reconhecimento

Não é mais apenas o produto que nos interessa, mas também como e por quem foi criado. Isto aplica-se a produtos que são feitos à mão, localmente ou em pequenas edições, mas também ganha adesão nas grandes coleções que expressam o reconhecimento de culturas e artistas locais – principalmente os brasileiros. Grafismos, materiais alternativos e temas de cores ajudam a enfatizar a conexão que existe com essa proposta.

 

Design assinado

A presença de nomes relevantes da arquitetura e do design, nacional e internacional, segue como diferencial de muitas marcas. A estratégia, além de valorizar o design autoral, cria conexão com novos públicos e abre a possibilidade de projetos ainda mais exclusivos.

 

Foto: Divulgação/Incepa

 

Foto: Divulgação/Roca

 

Múltiplas referências na Expo Revestir 2022

Nos revestimentos cerâmicos e ladrilhos, predominam a releitura do terrazzo italiano, das folhagens em escalas maiores e bastante cor. Painéis com formas abstratas, geometrismos retos ou redondos, além de desenhos com reinterpretações dos movimentos Art Deco, Bauhaus e Memphis também marcaram presença nas coleções apresentadas na Expo Revestir 2022.

 

Simples, mas sofisticado

Muitas coleções de revestimentos apresentadas na Expo Revestir trazem um apelo minimalista, com design simples, mas o visual é muito elegante e sofisticado. Em alguns casos, em vez do visual, o foco está no tato. Ainda como resultado dessa tendência nos campos de interiores e de mobiliário, podemos esperar por mais criatividade no uso de texturas.

 

Foto: Divulgação/Incepa

 

Paleta de cores

Das paletas mais efusivas às nuances mais singelas, os revestimentos, louças e metais oferecem um grande poder de personalização para arquitetos e designers de interiores. A pluralidade é enorme, mas chama atenção a presença de algumas cores em praticamente todas as coleções: azul acinzentado, marrom, mostarda e verde floresta, além de diferentes tons de cinza e terrosos neutros.

 

Equilíbrio em foco

Simplicidade, harmonia e tranquilidade são sentimentos dos quais todos podemos nos beneficiar e fica a clara a intenção das marcas em despertar a sensação de que cada produto irradia uma sensação de calma e atenção plena. Em resumo, o objetivo é que os interiores sejam reconfortantes.

 

Foto: Divulgação/Decortiles

 

Foto: Divulgação/Portobello

 

Celebre você

As áreas de banho, cada vez mais, passam a ser vistas como espaços de autocuidado. Para isso, o estilo de interior mediterrâneo surge como grande referência, com a proposta de ambientes cálidos e luminosos, em que a luz natural é fundamental. Esses espaços, em geral, são potencializados pelos toques de cor, madeira, ladrilhos diversos e banheiras.

 

Filosofia Japandi

Representando o casamento do minimalismo japonês com o moderno escandinavo, esse estilo de design promove calma e introspecção, além de reconhecer o ciclo de vida natural de materiais e objetos em uma casa. Presente na arquitetura, bem como nas paredes, revestimentos, objetos, arte e decoração, os acabamentos trazem uma sensação de serem esculpidos à mão, além de valorizar formas irregulares e orgânicas como símbolos de nossas “vidas imperfeitas”.

 

Tecnologia onipresente

A tecnologia está presente em diversos ambientes da casa e espaços comerciais, garantindo ainda mais flexibilidade e personalização aos projetos. Misturadores e torneiras touchless (sem toque), por exemplo, reduzem os riscos de contaminação e aumentam a mobilidade do usuário. Ainda assim, permanece o conceito de tornar os ambientes mais humanos, acolhedores e empáticos, privilegiando o mix de materiais (louças, metais e madeira) e o conforto. Os revestimentos também incorporam cada vez mais a textura 3D, elevando qualidade das superfícies. Aliás, a sinergia entre materiais, formas e tecnologia é cada vez maior.