27 de novembro , 2018

Realizada pela arquiteta Ana Mähler, a exposição Siga a Regra de Ouro teve patrocínio da Todeschini Porto Alegre

Valorizando a arte e a cultura, a Todeschini Porto Alegre, em parceria com a artista e arquiteta Ana Mähler, apresentou no final de outubro a exposição “Siga a Regra de Ouro”. O local escolhido foi a galeria Iberê Camargo, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli.

Para construção do espaço foram usados os painéis Beton – semelhantes ao concreto bruto e que permitem a utilização de novos elementos estéticos na decoração. Os painéis deram vida ao cubo onde os visitantes puderam interagir com a mostra. A instalação segue em forma de cubo, no qual visitantes entraram para vivenciar a mostra. Este tipo de arte representa uma nova ordem de referências da artista, a qual observa seu entorno e as relações interpessoais, mas sem deixar sua poética relacionada ao espaço.

A obra interativa e bidimensional levou um cubo de 2,70 m³ para dentro da galeria, com o intuito de proporcionar ao público a experiência de circular por dentro da obra. O cubo continha um ambiente dourado, incluindo  pedestal com um objeto semelhante a uma joia, protegido por uma caixa de acrílico e uma estrutura com pequenas portas na parede ao fundo. A joia funciona como um portal, que nos leva, por meio de recursos tecnológicos, para o campo virtual.

Do lado externo, outro cubo dourado – uma ilusão – criou um paralelo à forma como os relacionamentos interpessoais são tratados atualmente. De um ponto de vista há profundidade, mas não é real, é somente superfície. A intenção da arquiteta foi fazer  questionamentos importantes sobre a realidade em que vivemos, as ações, os valores da sociedade em que está inserida e também sobre as relações interpessoais em uma época de rápidas transformações.

Ao compartilhar com o público a sua regra de ouro, que está na afirmação “deseje e faça para os outros o que você quer que desejem e façam para você”, a arquiteta explicita o que norteia suas ações. O direcionamento é para atitudes e pensamentos positivos, como artifícios para enfrentar a realidade.