LIFESTYLE
Confira dicas, novidades e inspirações para seu ambiente.

Casa Ventilada: um refúgio fresco e aconchegante

Voltar para o Blog
1 de março de 2024
LIFESTYLE

Em dias de calor intenso, nada como encontrar refúgio em um lar fresco e aconchegante

Crédito: Pexels

Com as temperaturas extremas cada vez mais frequentes devido ao aquecimento global, a ventilação natural se torna um elemento chave para garantir o conforto térmico.

Neste artigo, a Todeschini apresenta um guia completo para criar uma casa ventilada, sem abrir mão da estética e do conforto. São dicas simples e práticas que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia.

 

Posicionamento estratégico de portas e janelas

  • Ventilação cruzada: A chave para uma casa ventilada é a criação de correntes de ar que renovam o ar interno. Para isso, posicione portas em frente a janelas, criando um fluxo de ar constante.
  • Janelas em paredes opostas: Instale janelas em paredes opostas para facilitar a circulação do ar em diferentes cômodos.
  • Tipos de janelas: Opte por modelos que permitam maior abertura, como janelas de abrir, basculantes ou maxim-ar (ideais para áreas úmidas e externas).

 

Cortinas: Tecidos e cores que respiram

Crédito: Pexels

  • Tecidos leves e naturais: Escolha tecidos de algodão e linho, por exemplo, que permitem a passagem de ar e contribuem para um ambiente mais fresco.
  • Cores claras: Opte por cores como branco, bege e tons pastel, que refletem o calor e criam uma sensação de amplitude.

 

Telhados verdes e plantas: Um toque natural refrescante

  • Telhados verdes: Além de esteticamente bonitos, os telhados verdes absorvem o calor e contribuem para o isolamento térmico da casa, criando um verdadeiro oásis. São conhecidos como ecotelhados ou coberturas verdes e podem ser compostos por diversos tipos de vegetação, como gramas, musgos, flores e arbustos. A instalação é mais fácil durante a construção da casa, mas também pode ser feita em edificações já existentes. Para garantir sua eficiência, é importante buscar um profissional especializado para a instalação, que deve considerar aspectos como irrigação, impermeabilização e escolha da vegetação adequada à região.
  • Plantas: Árvores e arbustos ao redor da casa podem criar sombra e reduzir a incidência de raios solares, enquanto plantas no interior da residência podem contribuir para filtrar o ar e trazer frescor.


Leia mais:

É primavera, estação perfeita para plantas e flores!

Wellness Design – 10 dicas para uma casa mais aconchegante!

Dia do Arquiteto: projetando sonhos!


Cores e materiais que refletem o calor

  • Cores claras: Opte por cores claras para paredes, pisos e tetos, pois elas refletem o calor e contribuem para um ambiente mais fresco.
  • Materiais frescos: Evite materiais que absorvem calor, como concreto e asfalto. Opte por materiais como madeira, cerâmica e pedra, que são mais frescos.

Soluções complementares para ventilação

  • Ventiladores e ar-condicionado: Posicione ventiladores de teto ou de mesa em pontos estratégicos da casa para aumentar a circulação de ar. Já o ar-condicionado deve ser escolhido com potência adequada ao tamanho do espaço a ser refrigerado e instalado de forma estratégica. Consulte um especialista para obter o máximo de eficiência dos aparelhos.
  • Exaustores e umidificadores: Instale exaustores na cozinha e nos banheiros para remover o ar quente e úmido desses ambientes. Em dias muito secos, umidificadores de ar podem ser aliados para manter o conforto.

E agora, consciente das sugestões, que tal avaliar a casa e considerar mudar o que for necessário para ter um ambiente mais fresco e agradável ao convívio? Pequenas adaptações já podem gerar bons resultados com mais frescor, menos mofo, além de vantagens para saúde com menos possibilidade de doenças respiratórias e alergias. Aproveite as dicas!