Conheça o conceito do design regenerativo
Como o design regenerativo busca contribuir na solução de questões ambientais com uma abordagem muito além da sustentabilidade? E como aplicar o conceito nas casas e construções? Confira matéria da Todeschini sobre o assunto.

Design regenerativo: saiba o que é o conceito
O design regenerativo é um conceito que surge da pesquisa e do entendimento da busca para equilibrar estética, funcionalidade e responsabilidade ambiental no design de interiores. A ideia emerge dos sinais de esgotamento da vida natural na terra.
Um alerta para a busca de uma cultura regenerativa está indicado no Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que aponta que as atividades humanas foram responsáveis por aproximadamente 1,0°C de aquecimento global acima dos níveis pré-industriais, um nível que deve chegar a 1,5°C entre 2030 e 2052 se continuar a aumentar no ritmo atual. Adotar medidas que minimizem este impacto é fundamental.
------------------
Links:
Todeschini apresenta lançamentos exclusivos para 2025
Todeschini: compromisso com a sustentabilidade
Arch Daily: A importância do design regenerativo para a sustentabilidade ambiental
--------------------
Os efeitos já são visíveis, com aumento de eventos climáticos como inundações e secas extremas. Mas o que exatamente esse conceito de design propõe para transformar a maneira como pensamos e construímos nossos lares?
O que é design regenerativo?
O conceito do design regenerativo vai além da sustentabilidade. Enquanto o design sustentável busca minimizar os impactos negativos no meio ambiente, o design regenerativo pretende ir além.
crédito: Pexels
A ideia é buscar ao máximo a restauração, renovação e revitalização dos ecossistemas e também uma abordagem social das comunidades com as quais interage. Em vez de apenas reduzir o impacto ambiental, o objetivo é criar sistemas que contribuam ativamente para a saúde do planeta e o bem-estar das pessoas.
Imagine um lar que não apenas consome menos recursos, mas que também contribui para a melhoria da qualidade do ar, da biodiversidade local e do bem-estar de seus moradores. Essa é a essência do design regenerativo quando pensamos na aplicação cotidiana no contexto de interiores e construções.
A importância do design regenerativo no contexto atual
Os efeitos das mudanças climáticas já se manifestam de forma evidente, com o aumento da frequência e intensidade de eventos extremos como inundações e secas. A necessidade da adoção de novas estratégias se mostra urgente em diversas áreas.
No setor da construção e decoração, isso se traduz na busca por alternativas que minimizem o consumo de recursos naturais, a geração de resíduos e a emissão de poluentes.
O design regenerativo se apresenta como uma resposta a esses desafios, oferecendo uma visão holística que integra o lar ao seu entorno.
Mas o que muda ao adotar o conceito?
- Materiais e práticas que auxiliam na restauração de ecossistemas, na conservação e recuperação de áreas;
- Criar ambientes que valorizam a qualidade do ar, priorizam a iluminação natural e a conexão com a natureza;
- Na questão social, a ideia é beneficiar a comunidade local e fomentar a economia circular e o desenvolvimento social;
- No fim, o conceito resulta em casas mais adequadas e resilientes a efeitos climáticos e também com menor dependência de recursos naturais finitos.
Como aplicar o design regenerativo em casa?
crédito: Pexels
A boa notícia é que incorporar os princípios do design regenerativo nas casas não é difícil como pode parecer ao ler os princípios. Muitas vezes basta adotar soluções mais inteligentes de materiais.
Para adequar o lar, vale pesquisar a origem dos produtos que serão adquiridos. A Todeschini, por exemplo, é uma empresa que adota a sustentabilidade em todo seu processo produtivo. Com isso, há garantia de que os móveis são feitos a partir do manejo florestal sustentável.
Na decoração, utilizar materiais naturais como madeira, bambu, cortiça, pedras ou palha. Vale considerar também o uso de produtos reciclados e reutilizados ao invés de focar apenas em peças novas.
Caso a edificação ainda esteja no processo de construção, uma dica é projetar com aproveitamento máximo da luz natural e pensar em sistemas de ventilação cruzada, utilizando janelas e aberturas estratégicas para promover a circulação do ar e diminuir a dependência de ar condicionado.
Integração de espaços
A integração de espaços verdes internos, como jardins verticais, jardins de inverno ou vasos de plantas, contribui para a melhoria da qualidade do ar e também para a redução do estresse e da ansiedade, promovendo o bem-estar dos moradores.
O uso de janelas grandes, varandas e áreas de convivência ao ar livre convidando a desfrutar da natureza também é uma estratégia que atende ao conceito de design regenerativo.
Outras ações socioambientais
A utilização de redutores e economizadores de água e instalação de captadores de água de chuva para reutilização do recurso para finalidades não potáveis como irrigação e chuveiros, por exemplo.
Outra dica é verificar sempre o selo de eficiência dos eletrodomésticos e eletro portáteis e utilização de lâmpadas LED que gastam menos energia e duram mais. Se possível, instalar painéis solares para geração de energia limpa.
Na questão social o conceito do design regenerativo preza pela produção local, valorizando os produtos artesanais, pensando na economia dos recursos provenientes do transporte em distâncias maiores.
Escolha do mobiliário
Escolha móveis duráveis e atemporais, projetados para ter uma longa vida útil. Os móveis da Todeschini atendem a este anseio por sua qualidade que garante a longevidade de seus produtos.
Considere a possibilidade de reparar, reutilizar ou reciclar seus móveis ao final de sua vida útil, contribuindo para a economia circular.
O design regenerativo é um convite a repensar a relação com o espaço que habitamos. Ao integrar seus princípios aos lares, cria-se ambientes mais saudáveis, resilientes e conectados com a natureza, contribuindo para um futuro mais sustentável.
A Todeschini está ao seu lado nessa jornada , oferecendo soluções inovadoras e personalizadas para transformar a casa em um espaço que nutre não apenas seus moradores, mas também o mundo ao seu redor.