Decoração sempre na moda
Como equilibrar itens atemporais com o que há de mais moderno para ter um lar que acompanha os movimentos da moda
Ter uma casa decorada com o que surge de tendência no mundo da moda e do mobiliário é o desejo de muitos, mas que às vezes traz dúvidas sobre como conciliar isso sem ter de mudar toda a configuração do design interior a cada novidade lançada no mercado.
Afinal, as grandes feiras pelo mundo costumam ser a base de onde derivam lançamentos para o mercado, assim como os desfiles de moda são referências para novos estilos e tipos de roupas. Só que isso levaria a uma troca constante de muitos itens e, quando pensamos em casas (e também em roupas), isso não é barato, fácil e nem ambientalmente sustentável. Afinal, existem peças que, se bem utilizadas, podem durar muitos anos sem sair de moda.
Neste sentido, mesclar uma decoração atemporal com elementos que seguem as últimas tendências pode ser uma boa saída para ter uma casa na moda sem desperdícios. Além disso, atemporalidade e funcionalidade andam de mãos dadas, trazendo ao ambiente melhor circulação, aproveitamento de espaço, iluminação, entre outros.
Uma dica é apostar no atemporal em tudo aquilo que tem longa vida útil, como sofás, móveis e pintura interna das paredes são alguns exemplos.
Existem itens que persistem ao longo do tempo com algumas, porém pequenas, alterações. Vamos mostrar alguns:
Mobiliário
Impossível não lembrar da cristaleira. Um móvel que era muito utilizado no passado – quem não lembra da casa da avó ou de um parente mais idoso que tinha uma cristaleira na sala? – e que ainda hoje está em alta. O interior foi remodelado e ganhou acessórios modernos para mais praticidade, mas segue atual, agora mais frequente na sala de jantar ou na área gourmet. Aparadores, penteadeiras, poltronas e estofados são apostas que costumam seguir em alta, assim como os móveis assinados, que só se valorizam com o passar do tempo. Uma dica aqui é apostar em desenhos mais retos, cores claras e deixar as cores fortes para os objetos de decoração como almofadas, quadros e vasos.
Materiais naturais
Utilizar madeira, pedras, tecidos e fibras naturais trazem aconchego, acolhimento e sensação de bem-estar ao espaço e nunca sairão de moda. Assim como as peças artesanais.
Nas paredes
Os papéis de parede passam por mudanças de padrão de tempos em tempos, mas se mantêm presentes. Hoje, possuem mais tecido em sua composição e se destacam nas maxiestampas, mas sem invalidar os mais antigos, ainda mais se estiverem em detalhes da decoração. As cores mais claras são bem-vindas porque, além de facilitarem as combinações, ainda ajudam na iluminação natural dos espaços. Nos detalhes, obras de arte são atemporais e por isso aqui também é chance de ousar com obras contemporâneas cheias de contrastes e cores, se este for seu estilo. Os espelhos também seguem em alta ao longo do tempo e são uma boa pedida.
Iluminação
Uma boa luminária de chão para um cantinho de leitura ou iluminação direta de um objeto ou espaço não sai de moda, assim como abajures. E, mesmo que a moda mude, não são complicados de substituir.
Vasos
A tendência de ter mais verde dentro de casa surgiu com força nos últimos anos. Tanto com mini-hortas com temperos ou com plantas maiores que aproximem o interior das casas ao exterior. E esta é mais um dica coringa. Grandes vasos, plantas e flores trazem beleza e frescor aos ambientes. Podem, até, auxiliar na renovação do ar e controle da temperatura.
Então, o que achou das dicas? Inspire-se e crie seu próprio ambiente, mas lembre-se que, sendo atemporal ou seguindo as últimas tendências do design, o que importa mesmo é que sua casa reflita sua personalidade e conte sua história!