LIFESTYLE
Confira dicas, novidades e inspirações para seu ambiente.

Viagens: destinos incríveis para explorar

Voltar para o Blog
2 de fevereiro de 2024
LIFESTYLE

Relaxar, descontrair, conhecer, explorar, se desafiar, curtir em família e amigos: não faltam motivos para viajar

Crédito: Pexels

O turismo está em alta. Viajar está figurando a lista de desejos e metas de muitos para 2024. Pensando nisso, resolvemos reunir alguns destinos bacanas para quem curte viajar para locais com natureza, aventura, museus, badalação, gastronomia ou para relaxar. Ah, fique atento, porque alguns destinos reúnem tudo isso! Spoiler: são destinos inusitados!

Então, anote as dicas de viagens “fora do comum” para explorar em 2024!

Viagem: bibliotecas

Os livros nos fazem viajar e algumas bibliotecas inusitadas no mundo conseguem elevar isso a um novo patamar. Uma destas é a Klementinum, que fica em Praga, na República Tcheca. Antiga, data de 1556 e, além dos livros históricos e antigos, o salão barroco é um espetáculo à parte com seus afrescos e globos. Do alto de uma torre, também dá pra apreciar o centro histórico de Praga. Tudo isso pode ser explorado em um tour guiado em português.

Crédito: Pexels

Em Dublin, na Irlanda, a Biblioteca do Marsh (Marsh’s Library) está aberta desde 1707 e conta com livros manuscritos e muito antigos. Se você quiser saber como era ler na antiguidade, conheça as gaiolas de leitura. Sim, naquela época, quem quisesse ler uma obra rara era “preso” nessas gaiolas para garantir a segurança do exemplar.

Já se a próxima viagem for ao Oriente, na China há uma biblioteca futurista impressionante. É a Tianjin Binhai e tudo lá é gigantesco. A área tem mais de 33 mil metros quadrados e acervo de 1,2 milhão de livros. Diferente das demais, é novinha em folha – foi inaugurada em 2017 – e conta com cinco andares com estantes e livros.

Assista aqui

 

Veja mais:

Must-have de viagens!

Cosmopolita? O estilo urbano é para você!

 

Viagem: museus

Reunimos aqui também algumas dicas de museus, digamos, “diferentes”. Caso a viagem seja para um destes destinos, vale conferir!

Sabe aquele objeto que remete ao fim de relacionamento? É isso que reúne o acervo do Museu das Relações Terminadas (Museum of Broken Relationships). Dá pra conferir em Zagrebe, na Croácia, e em Los Angeles, na Califórnia. Entre os destaques: um anão atropelado após uma briga e um machado utilizado para destruir coisas depois de um término.

Os vasos sanitários têm, pasmem, dois museus dedicados a eles. Um é o Museu de Assentos de Vasos Sanitários, em San Antonio, Estados Unidos, e outro é o Museu da Privada, em Nova Deli, Índia. Por lá, é possível conferir a arte feita sobre tampas de vasos sanitários e fazer uma imersão pela história a partir da evolução das privadas.

Esse agora é somente para os mais fortes: Museu da Tortura (Torture Museum), que fica em Amsterdã, Holanda. Como se pode imaginar, por lá tem desde ferramentas de tortura utilizadas na Santa Inquisição até guilhotinas. O ambiente é intimista, com meia luz, para colocar o visitante ainda mais no clima do tema.

Viagem: muitas experiências em um só destino

Uma dica de viagem que reúne gastronomia típica, compras, vida noturna agitada, aventuras e visitas a pequenas e charmosas cidades é o Kentucky. Para quem gosta de aventura, tem a Red River Gorge, nas cavernas do Parque Nacional de Mammoth Cave, ou os lagos artificiais Kentucky e Barkley.

Já para os amantes de um bom destilado, vale saber que lá é produzido 95% do bourbon mundial e existe uma trilha do bourbon do Kentucky para apreciar essa produção de perto, conhecer a história e degustar, claro! O passeio foi criado pela Associação de Destilarias do Kentucky.

Vale também visitar o estado do bluegrass, que é conhecido pelo seu legado de criação e corrida de cavalos, que podem ser vistos de perto na Claiborne Farm, uma criação de puros-sangues, ou participando do conhecido “dois minutos mais emocionantes dos esportes", o Kentucky Derby, um dos eventos esportivos mais icônicos dos Estados Unidos.

Outro destino que reúne muitas atrações e é recomendado especialmente aos amantes do rock’n'roll é a mansão onde viveu Elvis Presley, que fica em Graceland, Memphis. Elvis viveu durante 20 anos por lá. A casa guarda muitas memórias da vida extravagante do astro, incluindo documentos, objetos, carros, aviões e vários ambientes com sua, digamos, excêntrica decoração.

Na cidade também vale conhecer a Beale Street, que reúne o melhor da gastronomia local. É famosa também pela música, já que foi muito frequentada por nomes do jazz e do blues. Se apreciar um bom prato com música ao vivo te faz feliz, este local deve entrar na sua programação.

E pra quem gosta de natureza a dica é o Rio Mississippi, considerado o quarto maior rio do mundo em extensão. Dá pra atravessar a pé pela ponte Big River ou andar de bicicleta pelo Riverfront. Também tem várias opções de passeios de barco.

Crédito: Pexels

Viagens: aventura e experiência

Se a sua vibe for mais para a aventura, que tal se hospedar em um hotel que é um iglu e fica no Norte da Suécia? É o Ice Hotel, na região da Lapônia, todo feito de gelo e que se desfaz durante o verão para ser novamente reconstruído no inverno. E a viagem pode incluir apreciar a Aurora Boreal e conhecer os parques nacionais – Sarek, Padjelanta, Muddus, Stora Sjöfallet – e mais duas reservas naturais.

Outra forma de explorar o mundo de forma diferente é programar uma viagem de trem. No Canadá, por exemplo, tem a Rocky Mountaineer que oferece três opções de roteiros – pelas montanhas rochosas, passando de Leste a Oeste, de Vancouver a Banff; pelas montanhas do Leste, de Vancouver a Jaspe; e o terceiro faz de Vancouver a Jasper. Esse é especial para os que curtem uma aventura, porque passa pelas paisagens mais sensacionais como a floresta tropical de British Columbia, o acidentado Fraser Canyon e a região da corrida do ouro, Cariboo, na rota de Vancouver a Jasper.

Na América do Sul, a dica é o Belmond Andean Explorer, que faz voltar no tempo com uma viagem entre Cusco, capital do Império Inca até Arequipa, no colorido, milenar, tradicional e multicultural Peru. O trem passa pelas paisagens andinas e entre os destaques da rota estão o Lago Titicaca e o Canyon de Colca, considerado o mais profundo do mundo.

Também tem passeios inesquecíveis de trem por vários outros países, como África, Índia e Suíça. Que tal?

Esperamos ter despertado ou aumentado a vontade de viajar e de criar memórias e ter experiências incríveis em 2024. Há muitos destinos para todos os gostos e já está provado que viajar traz vários benefícios como aumentar a criatividade, reduzir o estresse, aumentar as habilidades sociais e cognitivas. Enfim, vale se planejar e fazer as malas!

Crédito: Divulgação Belmond Andean Explorer