10 de fevereiro , 2019

Quem é heavy user do Instagram e segue contas de decoração e life style deve ter se deparado, entre um scroll e outro, com uma hashtag um tanto peculiar: a #nofloralfoam, ou em tradução livre, “sem espuma floral”. Essa nova tendência que a cada dia conquista mais seguidores diz respeito aos arranjos de flores que dispensam o uso daquela base de espuma tradicionalmente utilizada para dar firmeza, facilitar a montagem de arranjos e instalações.

Mas o que são as espumas para arranjos, mesmo?

Criadas em 1940, são blocos de espuma comprimida feitos essencialmente de plástico. Floristas costumam utilizá-los para ter mais controle sobre os arranjos e instalações que criam. Por muito tempo foi a solução perfeita, pois além de manter as hastes no lugar e facilitar o transporte dos vasos, funcionam como uma fonte de água para as flores, mantendo-as frescas por mais tempo.

Muitos floristas contemporâneos, cientes dos problemas gerados ao ambiente pelo uso displicente – e muitas vezes desnecessário – de plástico, começaram a abandonar as espumas florais em seus estúdios, desafiando-se a criar novas técnicas e soluções sustentáveis para o problema. Além dos benefícios ao meio ambiente, a #nofloralfoam também teve um efeito muito positivo para os arranjos em si, que ganharam desenhos mais orgânicos, soltos e leves.

Apesar de desafiador, criar um arranjo sem espuma e produzindo pouco lixo é superpossível. Uma boa alternativa às espumas é a tela de arame, daquelas utilizadas em fazendas e galinheiros. Profissionais também costumam lançar mão de tubos plásticos parecidos com tubos de ensaio, que garantem flores hidratadas e vivas por mais tempo e podem ser reutilizados diversas vezes.

Se quiser saber mais sobre o assunto e entrar nessa onda, vale conferir o @nofloralfoam , conta que encabeça o movimento e deu origem à hashtag. Foi criada para compartilhar alternativas e inspirações de arranjos sem espuma e para incentivar a criatividade de floristas e amantes da arte de montar arranjos.

 

Conteúdo exclusivo Casa de Valentina