23 de dezembro , 2021

Confira algumas opções para compor a decoração e a mesa das festas de final de ano com estilo e elegância

Crédito: Eugene Zhyvchik / Unsplasch

Para muitos, a chegada do Natal é quando celebramos o nascimento de Jesus Cristo, o que nos remete à esperança e ao tempo de renovação. Para outros, é o final e início de um novo ciclo. O fato é que a magia dessa festividade é capaz de agradar a todos, embora a lista de preparativos possa ser bem trabalhosa… ceia, mesa de Natal, decoração, presentes, tags especiais e mimos para os convidados.

Mas é perfeitamente possível surpreender com diferentes propostas de mesa, louças e pratos especiais, itens natalinos personalizados e materiais complementares; seja indo às compras ou despertando seu lado “maker”, com técnicas de “faça você mesmo” (DIY).

Para ter sucesso nesta missão de Natal, todas as possibilidades são possíveis. Não existe certo ou errado na hora de receber amigos e familiares, contanto que a casa seja um convite ao conforto e a momentos de celebração.

Crédito: Photomix / Pexels

As redes sociais também oferecem um bom canal para quem está procurando ideias para presentes, tipos de decoração e enfeites de Natal. Segundo o Pinterest, após as celebrações reduzidas e viagens canceladas em 2020, as buscas relacionadas às festas de fim de ano já estavam 43x mais altas em agosto deste ano em comparação com o ano passado.

Vale lembrar, embora as comemorações de fim de ano sugiram grandes encontros festivos para muitos, é aconselhável seguir os protocolos de saúde e ventilar bem a área de recepção.

Crédito: Libby Penner / Unsplasch

Noite de Natal: a arte de bem receber

Os adeptos da “arte” da mesa posta, certamente podem buscar inspirações em jogos americanos ou sousplat temáticos, guardanapos de tecido bordados à mão, pratos de cerâmica, copos canelados, talheres especiais e toalhas de mesa de linho.

Esse é um dos hábitos que mais se fortaleceram no último ano, pois permite curtir o nosso próprio lar, ao mesmo tempo em que garante uma recepção mais intimista e especial a pequenos e seletos grupos de familiares e amigos.

E por que não se valer da decoração tradicional da mesa de Natal, que continua a ser muito apreciada: toalha de mesa vermelha, castiçais e acessórios natalinos, taças de cristal e talheres de cobre.

Da mesma forma, uma toalha de mesa branca simples e elegante, acompanhada por alguns elementos decorativos e pequenas velas, é suficiente para impressionar os convidados e valorizar a ceia. Aliás, a decoração minimalista segue em alta mesmo por ocasião de eventos festivos. Neste caso, vale até mesmo pensar em uma paleta de cores que seja do agrado.

Crédito: Eugene Zhyvchik / Unsplash

 

Crédito: Pexels

Aposte na personalização

Outra opção para criar uma mesa original e com um toque altamente personalizado é dar um passeio na natureza para recolher pequenos elementos naturais: ramos de pinheiro ou eucalipto, pinhas, musgo, folhagens secas e arranjo de flores. Laços e fitas podem ser combinados para criar lindos arranjos e adornos. Para os residentes em grandes centros urbanos, uma ida à floricultura também funciona muito bem.

Luzes para decorar o peitoril de uma janela, pequenos candelabros ou lamparinas, cordão de velas reunidas, guirlandas, além da própria árvore de Natal, também ajudam a garantir a personalização da sua decoração para as festas de final de ano.

Crédito: Nicole Michalou / Pexels

Quem tem um quintal, jardim ou varanda ampla em casa pode também investir em uma festa na área externa. Com isso, é possível confraternizar com um estilo ainda mais despojado, além de acompanhar o show de luzes em algumas cidades, ouvir música ou simplesmente relaxar aproveitando a noite.

Crédito: Pavel Danilyuk / Pexels

Reúna amigos e crianças para tarefas de DIY e culinária

Arrumar a casa para as festas de fim de ano também é uma excelente oportunidade para reunir amigos e envolver as crianças nessa época de confraternizações. Então, por que não apostar em ornamentos e enfeites artesanais produzidos por todos?

No Pinterest ou no YouTube, há diversos tutorais para se inspirar. Como sugestão, busque por “Gnomos de pompom”, “Móbile de estrelas”, “Cenário no pote / bomboniere”, “Mexedores temáticos” ou “Quadro Natalino”. As opções de criação são infinitas, como demonstra o designer Adeilton Nunes neste passo a passo de “Guirlanda de Natal”.

Essa época do ano também é propícia para resgatar velhas tradições familiares, principalmente em relação ao preparo de bolachas festivas ou receitas que agradam o paladar de toda a família. Para muitas crianças, as sessões anuais de confecção de bolachas, por exemplo, são a sua primeira experiência na cozinha, garantem memórias afetivas e uma tradição capaz de dar asas à imaginação.

Divirta-se em família, com os amigos e Boas Festas!