13 de setembro , 2019

Painéis ripados: bonitos, atemporais, permitem vários desenhos e podem ser utilizados em diversas cores, dependendo do tom da madeira escolhida.

 

Foi-se o tempo em que os revestimentos de madeira eram utilizados somente como pisos. A decoração atual permite que a madeira possa ser repensada e utilizada em muitos outros ambientes.

O material adaptável é funcional em todas as aplicações da decoração e no design de interiores. Se bem usado, pode mudar totalmente a casa, transformando-a em um exemplo de design inovador.

E quando falamos nos painéis ripados, que estão super em em alta na decoração, e podem ser usados em paredes como revestimento, no teto, ou em uma bela fachada, os painéis ripados valorizam, se tornando protagonistas do espaço, mesmo quando a intenção era só revestir a alvenaria.

No projeto de Isabela Manciopi da Teto Arquitetura e Interiores criado com Todeschini, temos o uso da madeira taiga e pintura acetinada. Como complemento, puxadores linea natural.

A arquiteta explica que escolheu o painel ripado para criar um efeito decorativo impactante na sala, além de ser contemporâneo, fazendo essa mistura. “O uso da madeira taiga trouxe aconchego sem pesar no ambiente. Acrescentei ao painel uma prateleira decorativa com perfil de led embutido para dar mais destaque as ripas. A cliente pediu uma sala atemporal, aconchegante, por isso foi projetado uma bancada funcional, para apoiar um notebook, com nichos e gavetas”.

 

PAINÉIS RIPADOS

Os painéis ripados podem ser aplicados em móveis, divisórias de ambientes, revestimento de paredes, etc. A Todeschini possibilita que além dos padrões em ripas, os painéis possam ser lisos também.

Para esclarecer: as ripas são peças estreitas e compridas, têm sido utilizadas para compor cabeceiras, móveis e divisórias. Isso porque cada vez mais, com a tendência dos espaços integrados, estas divisórias de madeiras ripadas funcionam como elementos vazados modernos que muitas vezes dividem os ambientes, além de trazerem charme para a casa.

“Gosto muito de utilizar cores em meus projetos, por isso escolhi um tom suave de azul para as paredes da sala, fazendo contraponto com o tom marcante da madeira taiga, estofados neutros, e base sendo o tapete listrado com várias cores para dar vida e alegria ao ambiente. Fiz uso da transparência na mesa de centro, com objetos, revistas e vasos de muranos, e espelho como acabamento das portas no roupeiro, que fica integrado com a sala. Foi uma forma que escolhi para ampliar o espaço e dar um toque de sofisticação”,  comenta a profissional.

 

OUTROS AMBIENTES DA CASA

Seguindo o projeto criado com o painel ripado, Isabela Manciopi também deu o toque da madeira nos outros ambientes da casa como quartos e varanda gourmet, mas com uma estrutura de estantes e painéis mais minimalistas para não pesar muito a decoração. Confira:

O quarto turquesa e o quarto rosa pode-se considerar o quarto dos sonhos para as clientes teens de Isabela. Ambos foram projetados com uma cama aconchegante de casal, cabeceira em painel de madeira e perfil de led destacando-a, criado mudo com gavetas e portas embaixo da bancada para otimizar o espaço, para armazenar pertences pessoais e materiais escolares.

Além disso, uma bancada/penteadeira com gavetas e divisórias em acrílico para maquiagem e espelho embutido no tampo: “Esta é uma opção super flexível. Quando estiverem se maquiando, basta levantar o espelho e quando finalizar é só abaixar e fica tudo organizado e livre para uso na bancada”, comenta Isabela.

O painel colorido acomoda a TV e a prateleira decorativa. O conceito para os dormitórios foi um projeto funcional, harmonioso e lúdico, já que traz como escolha o papel de parede.

Imagens do projeto: Mauricio Froldi

 

Gostou? Faça seu projeto com Painel Ripado conosco.

 

conteúdo exclusivo FTC.