27 de agosto , 2018

Conteúdo exclusivo por FTC

As linhas e ranhuras das pedras ganharam a moda e a decoração de interiores. Os efeitos agora saem das peças comuns como bancadas, tampos de mesa e pisos e estampam acessórios e objetos de design!

 

 

Seja na moda, na arte, no design, o clássico sempre volta repaginado. Popular por sua estética na década de 40 e depois nos anos 70 e 80, os efeitos das pedras na decoração retornam em tempos modernos incorporando os redemoinhos dos mármores ou as bonitas ondas das ágatas, trazendo novas misturas de materiais e apresentando diferentes superfícies, tudo isso com um estilo deslumbrante que pode ser tanto sutil ou dramático.

Essas pedras contam a história e os segredos da Terra, agregando um senso de misticismo a uma beleza inata aos ambientes. De utensílios domésticos a revestimentos, acessórios e objetos decorativos, essa tendência tem dominado o mundo com sua riqueza natural.

Os padrões que remetem à beleza das pedras naturais tomam conta de pisos, revestimentos de paredes, bancadas, mobiliários, tecidos decorativos e têm sido utilizados até na moda.

Pensando nisso, selecionamos algumas inspirações dos materiais mais falados atualmente que estão com tudo e suas variadas aplicações. Confira:

 

Mármore

Talvez o mármore seja um dos materiais mais imitados de todos os tempos. Os revestimentos similares são cada vez mais comuns e muitas vezes até mais vantajosos do que a própria pedra.

Hoje existem até opções de papéis de parede imitando o efeito marmorizado, mesas laterais ou de centro, painéis ou bancadas para cozinha e acabamentos para o banheiro.

Além disso, a ideia já se espalhou também até para itens de papelaria como capas de notebook e smartphones, bandejas, porta trecos, placas para decoração e itens decorativos como edredons, cortinas, abajures e muito mais.

 

 

 

Uma ideia bem legal é ter uma bandeja de mármore para organizar seus pertences no banheiro, ao lado da cama, no escritório ou até na cozinha para os temperos.

 

Marmorite/Granilite

Outro material que tem dado o que falar é o Marmorite. Esse tipo de revestimento, muito comum na década de 40, é formado por uma mistura de pedras, mármores, granitos, quartzos e vidros. Em 2018, faz a sua volta triunfal ao lado do granilite, decorando desde pisos, bancadas, móveis, utensílios e até tetos.

Como piso, o Marmorite aqui é uma ótima solução, já que traz harmonia, é fácil de limpar e dá destaque para as cores e outros detalhes da casa.

 

 

Neste apartamento, por exemplo, o Marmorite reveste toda a parede do banheiro, trazendo cor ao minimalismo.

 

Surfando na onda do millennial pink, a bancada da cozinha rosa em granilite compõe com uma marcenaria da mesma cor e um espelho em uma das portas. O projeto é o escritório belga Atelier Dialect.

 

 

MARMOREAL

Uma tendência dentro da tendência: o Marmoreal! O material é fabricado pela empresa Dzek em parceria com o designer britânico Max Lamb, e se trata de um marmorite (quando os minerais agregados são exclusivamente em mármore) e possui uma estética bastante impactante que adorna lindamente os espaços.

Suas cores são advindas dos 4 tipos de mármores italianos utilizados e possuem tons alaranjados, amarelados e esverdeados aplicados em um fundo branco ou preto. O produto está fazendo bastante sucesso pela ousadia nos projetos!

 

 

Ágata

Os impressionantes efeitos da pedra de ágata também se espalharam por quadros, painéis e objetos decorativos. Por possuírem diversas cores e formatos, umas até conseguem fazer com que nossa imaginação voe longe com seus desenhos esculpidos pela natureza!

Como a ágata forma lindos efeitos, é uma grande inspiração para criação de quadros e papéis de parede como esses!

 

Os desenhos da ágata também estampam tapetes, quadros, móveis, painéis e papéis de parede. Outra opção é usar a própria pedra natural como objeto decorativo.

 

 

 

Por fim, você também pode usar a própria pedra como material decorativo como esses porta copos lindos que mostram todo o encanto natural! (Imagem: Neiman Marcus)

 

 

Como aparador de livros.

Na cozinha, para servir ou como tábua de queijos.

 

E você, também já se apaixonou pelo efeito geológico das pedras?