TENDÊNCIA
Confira dicas, novidades e inspirações para seu ambiente.

Como acompanhar a moda?

Voltar para o Blog
5 de dezembro de 2023
TENDÊNCIA

Dicas práticas para ficar por dentro das principais tendências mundiais

Quando falamos de moda e decoração, não estamos descrevendo mundos distantes. Na verdade, as passarelas com seus modelos fashion têm muitas coisas em comum com o design de interiores e ambos são muito dinâmicos. Portanto, não é fácil ficar sempre por dentro do que é lançado e apresentado ao mercado, mas com algumas dicas é possível, sim, acompanhar o melhor dos dois mundos.

1 – Feiras internacionais

As grandes feiras internacionais, assim como os grandes eventos de moda com o desfile das marcas, trazem uma prévia do que em breve será apresentado ao mercado nacional. Claro, as empresas do setor vão trabalhar traduzindo o que se viu nestes eventos para a realidade de cada mercado.

Ainda no início do próximo ano acontecem duas que vale acompanhar. A Imm Cologne acontecerá de 14 a 18 de janeiro, na Alemanha. O destaque deste evento, além do grande número de expositores e variedade de produtos, é o ‘Das Haus’ - um ambiente que simula um projeto de interiores sempre assinado por um profissional de destaque. A cada edição, o convidado é de uma nacionalidade diferente, buscando trazer a visão destes profissionais pelo mundo.

Outro evento que também dá o start para muitas tendências é o Las Vegas Market, que acontecerá de 28 de janeiro a 1 de fevereiro. Participar presencialmente de um evento destes é como mergulhar num mar de tendências, referências e ideias, mas acompanhar as notícias remotamente também dá uma boa noção do que está sendo pensado no mundo do design de interiores pelo mundo.

2 – Feiras nacionais

No Brasil também acontecem diversas feiras importantes que reúnem os envolvidos em toda a cadeira de mobiliário e design. Uma delas é a Abimad – Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração, que será em São Paulo de 30 de janeiro a 2 de fevereiro.

Também vale acompanhar o que o Salão de Gramado trará de novidades. A feira acontece na Serra Gaúcha de 10 a 13 de junho. Tem várias outras que são noticiadas e podem ser acompanhadas. As feiras nacionais costumam trazer as tendências apresentadas no exterior e adaptadas ao mercado brasileiro, além de apresentar o melhor do design feito no Brasil e que também é referência para o mundo.

 

3 – Exposições

Andar por ambientes decorados por diversos designers e arquitetos que mostram sua leitura das tendências aplicadas à decoração de vários espaços. Este é o conceito da CasaCor, mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores. O tema em 2024 será “De presente, o agora”.

O evento acontece em diversos estados. Em 2023, foram 17 – Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Piauí e Tocantins. E quatro edições internacionais – Miami, Bolívia, Paraguai e Peru.

É uma ótima oportunidade de detectar o que pode ser feito nos diversos ambientes e buscar inspiração. Também é perfeito para trocas e conversas sobre design que ajudam a olhar com mais atenção às novas propostas.

 

4 – Veículos de comunicação

As tendências na arquitetura e design também são amplamente divulgadas em revistas especializadas, blogs, programas de TV, catálogos. Buscar informações a respeito nestes espaços é uma boa dica para estar por dentro de todas as novidades. E, claro, aqui no Blog da Todeschini sempre trazemos dicas e tendências para te manter antenado no que há de mais atual no universo do design e do mobiliário.

 

Por último, uma curiosidade: a maioria das tendências são identificadas por meio do coolhunting, um processo que estuda os fenômenos sociais e culturais do momento (zeitgeist) e que resulta em um mapeamento das tendências culturais e comportamentais que podem influenciar o comportamento do consumidor. Com base nesta pesquisa é que o mercado e as marcas podem antever e planejar seus lançamentos.

Gostou? Então, convidamos você a seguir estas dicas e acompanhar o que há de mais novo sendo trabalhado na área de design de interiores e de mobiliário no Brasil e no mundo!