TENDÊNCIA
Confira dicas, novidades e inspirações para seu ambiente.

Wellness Design – 10 dicas para uma casa mais aconchegante!

Voltar para o Blog
28 de fevereiro de 2023
TENDÊNCIA

Tendência visa trazer equilíbrio por meio de elementos, cores e aromas que despertam a calma e a serenidade

A casa é um refúgio. É o lugar para onde se volta após um longo e cansativo dia de trabalho ou após uma viagem. É onde estão as pessoas e coisas preferidas. Boa parte da casa reflete nossos gostos, preferências e personalidade.

Nada mais justo, então, do que fazer com que esse ambiente promova saúde, relaxamento, paz, renovação das energias e conexão com a natureza. Essa é a proposta do wellness design – design para o bem-estar –, uma tendência atual para o slow lifestyle – estilo de vida tranquilo. O objetivo é que os ambientes contribuam para o bem-estar físico, mental e emocional dos seus moradores.

O estilo também reflete preocupação com a sustentabilidade, as questões climáticas e o consumo consciente visando não apenas o bem-estar pessoal como do planeta e da sociedade como um todo. E os conceitos do wellness design podem ser integrados a outros estilos e se complementar. Achou interessante?

 

 

Confira 10 dicas para incluir o wellness design na sua casa:

1 - A paleta de cores é mais neutra e o foco está nos tons pastéis, sem muitos contrastes. Destaque para o verde, que remete a saúde, vitalidade e esperança e também faz uma conexão com a natureza. Outras cores que podem ser utilizadas são o azul, que transmite tranquilidade, serenidade e harmonia; o amarelo, que lembra o calor do sol e está ligado a sensações de otimismo e alegria; e o branco, que reflete pureza e paz.

2 - Use e abuse de flores, plantas e vegetação no interior da casa. Isso ajuda a fazer a conexão com a natureza. Pode ser um jardim de inverno ou algumas plantas colocadas de forma estratégica nos ambientes. Leia mais em outra matéria sobre esse assunto aqui no blog. (https://www.todeschini.com.br/blog/arquitetura-decor/folhagens-e-flores-para-refrescar-a-casa)

 

 

3 - Aposte em materiais naturais como madeira e pedras, couro, palha e bambu, por exemplo. Pode ser em móveis, objetos de decoração, revestimentos ou até em partes estruturais como paredes, pisos ou forro.

4 - Os ambientes devem seguir a máxima do equilíbrio e da organização para proporcionar leveza.

5 - A iluminação é um ponto importante. Afinal, a luz é essencial e deve ser adequada ao uso a que se destina o ambiente. Pode ser direta, indireta ou difusa para criar diferentes efeitos. No wellness design, quanto mais a iluminação for parecida com a luz natural, melhor. Neste caso, a luz amarela é mais indicada nos ambientes voltados ao relaxamento, mas também pode-se optar pela modulação dinâmica, que permite alternar o efeito desejado.

 

 

6 - Os ambientes devem ser arejados com boa circulação de ar e conforto térmico.

7 - A casa também pode ter um ambiente específico para o relaxamento e a busca pela paz e calma. Um espaço zen pode ser aquele cantinho com cores, aromas e mobiliário que induzam a repousar, meditar ou apenas ler um livro ou ouvir música.

8 - Use a aromaterapia para promover o relaxamento. Os difusores, velas, incensos ou aromatizadores daquele perfume que mais agrada. Lavanda, baunilha e jasmim são algumas opções conhecidas para a descontração.

 

 

9 - Aposte no uso de estampas tranquilas e sem muito contraste de cores em almofadas e acessórios.

 

 

10 - Disponha os móveis de forma a contribuir para a fluidez do deslocamento e em harmonia com os demais elementos decorativos.

Lembre-se de seguir seu próprio estilo e utilizar peças e elementos que lhe tragam memórias afetivas ou que despertem boas lembranças e alegria. Fazendo algumas adaptações, a energia da sua casa já pode contribuir para o bem-estar dos moradores e ampliar o conceito de refúgio como antídoto para toda a correria e estresse da vida moderna.