28 de setembro , 2021

DEBORA AGUIAR ASSINA RISERVA TODESCHINI NA CASACOR SP 2021 

A convite da Todeschini, arquiteta Debora Aguiar projetou uma casa de 250 m², cuja proposta reflete a evolução do morar, visando proporcionar bem-estar físico e emocional

 

Refletindo sobre a evolução e ressignificação da casa em nossas vidas, a arquiteta Debora Aguiar reedita sua parceria com a Todeschini na CASACOR São Paulo 2021 e apresenta um verdadeiro refúgio urbano. Um lar cheio de detalhes, com uma atmosfera acolhedora e que também considera as sensações que os ambientes, móveis planejados e revestimentos transmitem.

“A pandemia nos mostrou como é importante a nossa casa ser um refúgio, um ninho, de proteção e acolhimento”.

Batizado de Riserva Todeschini, o projeto traz ambientes integrados e privativos, sendo que todos são marcados pelo conceito sóbrio e intimista. Para isso, a arquiteta apostou em elementos imprescindíveis para gerar conforto e sofisticação, como painéis de madeira, pedras exóticas, iluminação elaborada, arte e plantas – incluindo jardins internos, que percorrem as janelas e complementam os espaços externos.

Em cerca de 250 m², Debora Aguiar criou uma área social generosa com living, sala de jantar e espaço gourmet integrado. Na parte interna da casa, construída do zero para a CASACOR SP, está presente a suíte master, que compreende quarto de casal, closet e sala de banho. 

 

Uma atmosfera acolhedora

Junto da Todeschini, a arquiteta Debora Aguiar apostou em uma paleta de tons sóbrios para guiar todo o projeto, onde os painéis de madeira são elementos centrais para a composição dos seis ambientes – no forro, revestindo as paredes e colunas, e no mobiliário planejado de alto padrão. 

Em destaque, estão os novos acabamentos da marca: Pandora (tom fechado de marrom) e Noce Canaleto (lâmina que traz um toque natural da madeira), ambos propícios para compor o estilo mais urbano e dar protagonismo aos ambientes. Além disso, suas tonalidades garantem equilíbrio no décor, conforme demonstram as aplicações nas áreas de Living e Suíte.

“A ideia era trabalhar com bastante materiais sustentáveis e com propostas inusitadas em alguns elementos, além de pedras brasileiras, super exóticas e exclusivas. Isso deu um contraponto muito grande, ao mesmo tempo em que os tons mais escuros também acalmam o ambiente e são acolhedores”, detalha a arquiteta.

Reflexões sobre o morar contemporâneo

Com uma curadoria assertiva de acabamentos, objetos de arte e focada em criar um refúgio acolhedor, Debora Aguiar convida os moradores a vivenciar e compartilhar momentos no living e espaço gourmet. Localizados no coração da casa, esses ambientes unem conforto e versatilidade, além de deixar em evidência peças importantes do projeto em uma integração suave.

Logo na entrada da casa, chama atenção a aplicação do aço corten na área da lareira, que faz bela composição com os painéis de madeira da Todeschini. Ainda dentro dessa atmosfera acolhedora, a tonalidade mais escura do padrão Pandora é elemento central e também reveste todas as colunas, além da estante retroiluminada na sala de jantar. 

 

O armário da cozinha, com frente de Vidro Linee Argento, também confere um toque moderno ao ambiente, uma vez que seu acabamento mimetiza as tramas de um tecido através de uma película aplicada ao vidro.

 

Para fazer uma associação com a natureza, tons de verde e marrom são predominantes, sendo encontrados nas duas imponentes mesas feitas de mármore nacional exótico e na ilha gourmet em Dekton. A parede ao fundo, por sua vez, exibe uma paginação com papel pedra e perfis metálicos fazendo as junções. 

Outro destaque é a faixa central de revestimento no teto do living, com painéis de madeira no padrão Noce Canaleto, o que ajuda a setorizar e compor o visual elegante. 

 

Espaços íntimos e singulares na Riserva Todeschini

Os tons sóbrios, uso de texturas, paisagismo interior e iluminação elaborada também marcam presença na área íntima da Riserva Todeschini. No quarto do casal, os painéis de madeira abraçam e descem pelas paredes laterais, e colunas no acabamento Pandora emolduram a abertura da grande janela com jardim vertical. 

Ainda na suíte, chama atenção a disposição da cama, que acolhe o casal dentro de um pórtico de madeira – ampliando ainda mais a sensação de ninho e conforto. “Cada espaço é um pequeno refúgio. Nossa ideia é que as pessoas realmente encontrem nesta casa seu porto-seguro, uma espécie de casulo, onde é possível se recolher e descansar”, destaca Debora Aguiar.

Da suíte, tem-se acesso ao closet, com móveis personalizados, banco de apoio, ilha para os acessórios e bancada – todos voltados para o jardim. Na configuração, a arquiteta valoriza o bem-estar, conforto e a funcionalidade, buscando ampliar a jornada sensorial do projeto. O interior com couro em acabamento matelassê demonstra que o closet não precisa ser só um espaço funcional para guardar e organizar as roupas, ele pode ser um espaço que demonstra a personalidade de cada morador.

Já para os momentos de descanso, a arquiteta projetou uma sala de banho com elementos reconfortantes. Além disso, o forro contínuo de madeira ripada e vazada criam um efeito de luz natural, ampliando o clima de acolhimento. 

 

Visite a CASACOR São Paulo 

Após meses de adiamento, em função do cenário de pandemia, as atenções dos profissionais de arquitetura e decoração voltam-se para a CASACOR SP e os principais eventos do setor no mundo, incluindo a recente edição da Semana de Design de Milão. Afinal, eles oferecem novas reflexões sobre o morar contemporâneo.

Para visitar o evento na capital paulista, além de todos os protocolos de saúde vigentes e uso obrigatório de máscara, está a adoção do fluxo de visitação programada. Isso quer dizer que, no ato da compra do ingresso, o visitante deve escolher o horário de sua preferência e sua entrada ficará garantida e agendada, com lotação máxima de 120 pessoas por horário. Cada visita terá duração de 2h30.

Período: 21 de setembro a 15 de novembro de 2021

Local: Parque Mirante (anexo Arena Allianz Parque)

Endereço: Rua Padre Antônio Tomás, 72 – São Paulo

Site: www.casacor.com.br