UNIVERSO TODESCHINI
Confira dicas, novidades e inspirações para seu ambiente.

ERROS COMUNS COMETIDOS POR INVESTIDORES DE FRANQUIAS

Voltar para o Blog
21 de julho de 2022
UNIVERSO TODESCHINI

Conheça os principais erros cometidos por franqueados e saiba como evitá-los. Leia Mais!

O mercado do franchising é um dos mais populares do Brasil e tem crescido exponencialmente nos últimos anos, atraindo muitos empreendedores que almejam sucesso.

Apesar de ser um dos modelos de negócios mais promissores, muitos não conseguem dar sequência na administração ao cometerem erros comuns, que acabam gerando grandes prejuízos.

Para evitar que isso aconteça com você, separamos uma lista com as principais falhas que investidores cometem ao abrir uma franquia. Siga a leitura e fique por dentro do assunto!

 

1. Falta de um planejamento financeiro prévio

As empresas do franchising requerem investimentos consideráveis para dar andamento na negociação. Além disso, como qualquer negócio, dificilmente ele irá gerar lucro desde o primeiro dia da operação.

Por isso, é fundamental conhecer todos os detalhes da transação e valores envolvidos, como o capital de giro, para não ter surpresas no bolso ou não conseguir arcar com os custos.

 

2. Escolha errada do ponto comercial

Outro ponto que pode levar uma franquia ao fracasso é a escolha de uma localização inadequada para a operação da unidade. Segundo a consultoria Franchise Solutions, esse fator já foi responsável por levar 31% das unidades de uma amostra de 130 franqueados à falência.

Desse modo, para que tudo ocorra bem, o ponto comercial deve:

  • Possibilitar um acesso facilitado aos clientes;

  • Ter uma boa estrutura;

  • Estar em uma região segura;

  • Estar em um local com bom fluxo de pessoas e com bastante visibilidade.

 

3. Incompatibilidade do perfil do investidor com o segmento

Não basta olhar para os possíveis bons resultados que aquela franquia poderá proporcionar. O clichê "é preciso gostar do que se faz" pode sim se encaixar neste caso, mas não apenas isso.

É fundamental escolher um  ramo em que você tenha experiência, entenda ou goste, afinal, isso facilitará os negócios e o fará ser mais resistente a eventuais dificuldades.

 

4. Descaso com treinamentos e falta de suporte

Para que o negócio funcione e dê certo, assim como para os outros franqueados, tudo deve estar padronizado, desde a oferta do produto até o atendimento e assim por diante.

Verifique se a franqueadora disponibiliza treinamentos, capacitação e suporte direto para você e à equipe que atuará na unidade. Dessa forma, será possível manter o nível de qualidade já estabelecido e conquistar os clientes.

 

5. Modelos de negócios ainda em testes

Um dos maiores atrativos do franchising é justamente o fato do modelo de negócio já ter sido testado no mercado e ter as suas estimativas, processos e demais questões estabelecidas, rentáveis e eficientes.

Nestes casos, a melhor decisão é escolher uma franquia consolidada, com anos de experiência, qualidade reconhecida e clientes fiéis, que já tenha as suas diretrizes bem estabelecidas.

 

Quer saber como evitar todos esses erros?

Invista em uma marca renomada, com know-how baseado em mais de 80 anos de atuação no mercado, que disponibiliza assessoramento completo desde a escolha do ponto comercial até depois da abertura da unidade.

Você encontra tudo isso na Todeschini! Somos uma das maiores fábricas de móveis planejados da América Latina e contamos com mais de 100 franquias espalhadas pelo Brasil e no exterior.

CONHEÇA MAIS E OBTENHA SUCESSO