8 de junho , 2018

Por Ricardo J. Botelho

Os fornecedores configuram um papel relevante na formação da imagem de um escritório de arquitetura e design de interiores. Quais os cuidados que esses profissionais precisam tomar ao selecionar fornecedores e como sua conduta, quando ocorrem problemas, pode impactar a imagem do escritório? Refletir sobre a forma como você lida com o tema é um excelente exercício para repensar a sua organização. Comecemos por responder as seguintes perguntas:

-Quanto tempo você dedica na elaboração de procedimentos que melhoram o seu desempenho nessa frente?

– Existem manuais que orientam as pessoas que trabalham com e por você em como agir nas situações mais críticas desse processo (associado à confiança do cliente)?

– Como você avalia e seleciona fornecedores? Existe um check-list formal para isso?

– Há a preocupação de avaliar continuamente a evolução técnica do fornecedor?

– Como esses fornecedores selecionam e treinam as pessoas da sua organização?

– Você pesquisa a satisfação do cliente com relação aos fornecedores e prestadores de serviço e usa os resultados para dar “feedback” aos mesmos e identificar potenciais de melhoria?

 

Analise a sua organização através desta lente que foca na qualidade dos agentes que em seu nome interagem com o cliente e que podem alavancar ou destruir a sua reputação.

Lembre-se: o cliente confia que você adota esses procedimentos, sistematicamente. Por isso, aceita a sua recomendação. Quando ele reluta em fazê-lo é por que foi contaminado pela opinião de algum conhecido que, por experiência própria, perdeu a confiança depois de enfrentar acontecimentos negativos concretos.