11 de fevereiro , 2021

Muito presentes na decoração, as cores amarelo e cinza se alinham com os anseios da sociedade; veja o significado e possibilidade de aplicação nos projetos

 

Divulgação: Pantone

 

As cores são importantes para todas as nossas experiências. Mesmo quando você não as percebe, lá estão elas, moldando um lugar ou sustentando um visual com calor ou frescor, neutralidade ou contraste. De representações históricas a reações biológicas, as cores têm um significado emocional profundo, comunicando temas abrangentes e até características das culturas que as usam.

Eleitas as cores de 2021 pela Pantone, o amarelo-vivo, de nome Illuminating, e o cinza mais sóbrio intitulado Ultimate Gray expressam uma mensagem de força, clareza e esperança. A aposta mostra que diferentes elementos podem coexistir de forma harmoniosa e se unir para inspirar projetos de móveis planejados e interiores.

A Pantone ressalta ainda que estas tonalidades podem ajudar as pessoas a se fortalecerem num mundo que enfrenta uma incerteza crescente.

Nunca é demais destacar que as escolhas da cor do ano pela Pantone, assim como de outras empresas do segmento, são baseadas em tendências que permeiam a moda, o design de interiores, a arquitetura, a arte etc. Contudo, especialmente nos últimos anos, as sugestões costumam incorporar outros significados sociais, servindo também como um raio-x da percepção global da sociedade. É o que os especialistas definem como zeitgeist; termo alemão cuja tradução indica o espírito do tempo.

 

Versatilidade nas composições: ambiente Gourmet Veneza combina as cores cinza Carbo e o amadeirado claro Douro

 

MENSAGEM DA PANTONE NA SELEÇÃO DE CORES

A seleção de duas cores independentes, embora possam ser vistas como complementares, transmite a ideia de que não se trata apenas de uma cor ou de uma pessoa, mas de união. De acordo com Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, “elas comunicam uma compreensão mais profunda da importância dos relacionamentos e da necessidade que temos uns dos outros.”

Esta é a segunda vez, em 22 anos de atribuição de cores pelo instituto, que o corpo diretivo escolheu dois tons. A primeira vez foi em 2016, quando foram escolhidas Rose Quartz e o Serenity.

Na seleção, segundo a Pantone, é preciso prestar atenção ao que o público em geral está dizendo, quais são suas necessidades, quais são suas esperanças. “Com essa coleta de informações, podemos fazer nosso dever de casa e chegar a uma análise inteligente”, aponta a diretora executiva Leatrice Eiseman.

Conheça mais detalhes sobre as cores do ano de 2021:

 

AMARELO – ILLUMINATING

Um amarelo brilhante e alegre, que indica vivacidade. É a sombra quente de dias ensolarados, flores brilhantes e esperança bem-vinda do início de algo novo; um novo ano ou uma nova perspectiva. Nos interiores, o amarelo pode trazer pontos de cor e calor, assim como tornar o ambiente autêntico. O amarelo também é considerado uma cor racional, que estimula a concentração e o foco; o que ajuda a explicar sua grande utilização em escritórios e espaços de coworking.

 

O amarelo amplia as possibilidades de combinação nos projetos de mobiliário, acrescentando uma boa dose de personalidade ao ambiente

 

CINZA – ULTIMATE GRAY

Confiável, oferece uma base sólida de calma e segurança. É a cor da sobriedade, do toque urbano e de elementos naturais cuja aparência envelhecida destaca a capacidade de resistir ao tempo. Os tons de cinza também funcionam como “coringa” para qualquer ambiente da casa, assim como é o branco e o bege. A tendência do cimento queimado nos projetos de arquitetura e interiores é perfeita para demonstrar a versatilidade desta cor, que combina facilmente com uma variedade de outros matizes e materiais.

 

Diferentes tons de cinza podem ser combinados nos móveis planejados para criar ambientes neutros e de muita elegância

 

CORES UNIDAS NOS PROJETOS DE DECORAÇÃO

Combinados, os tons de amarelo e cinza oferecem muita versatilidade aos projetos, além de criar um contraste de alta visibilidade. Com isso, podem se encaixar na decoração de cozinhas, salas, quartos, áreas de living, espaços corporativos, entre outros ambientes. Como regra, na hora de unir essas cores é importante sempre dosar as suas proporções.

Uma boa maneira de incorporar as cores da Pantone para 2021 é estabelecer uma combinação entre móveis, revestimentos e outros objetos decorativos. Vale, inclusive, apostar em diferentes acabamentos: acetinado, fosco ou alto brilho, por exemplo.

 

Os tons de amarelo podem ser combinados no revestimento de cadeiras e cabeceiras, deixando a decoração coesa e o cômodo aconchegante

 

Outra possibilidade é explorar padrões de MDF ou lâminas de madeira que tragam tons amarelados e acinzentados para compor os projetos. Além disso, tanto o amarelo como o cinza criam conexões com outros elementos, como o aço, o concreto e o couro. Em resumo, há muito potencial para criar espaços de aconchego e harmonia.

Naturalmente, há profissionais e consumidores que preferem apostar em outros tons para criar ambientes relaxantes e de autoexpressão. No artigo “Cores globais para seu projeto” indicamos quatro matizes com nuances naturais, suaves e vívidas.

O sistema LifeColors da Todeschini oferece ainda mais de quatro mil cores para personalização dos móveis planejados, com a exclusividade do catálogo italiano de cores NCS (Natural Colour System).